Home | Novidades Revistas Nossos Livros  Links Amigos

Nota Editorial

 

Gabriel Perissé

 

Neste novo número da Revista Videtur-Letras, optou-se por enfatizar a educação, tema que, no dizer de Nietzsche, seria o único a fazer algum sentido no século que iria se iniciar (século XX) e, podemos afirmar, é o grande e decisivo tema para todos nós, no começo deste novo século.

Por isso, convidamos a participar desta edição dois professores que muito têm prestigiado nossas revistas: Maria Ángeles Almacellas Bernadó, que aborda neste seu artigo a problemática da inclusão, tal como se apresenta na realidade da Espanha de hoje; e Paulo Ferreira da Cunha, com suas argutas (sempre são argutas) reflexões, a respeito, neste momento, da prática da avaliação dos professores universitários em Portugal.

Convidamos também alguns professores do Programa de Mestrado do Centro Universitário Nove de Julho para que escrevessem. Meus colegas Carlos Bauer, Aida Hanania, Sandra Palomo e Suzana de Abreu, com quem participo no Grupo de Pesquisa sobre Metodologias do Ensino Básico, e as professoras da graduação da Uninove, Mônica Vasques e Fabíola Palipério. Os artigos publicados giram em torno da qualidade de ensino, do aprendizado do idioma, o ensino de conceitos matemáticos, a relação entre educação e literatura, e entre educação e política.

Por fim, dois outros artigos. Na melhor tradição humanística da medicina (linha representada pelo eminente escritor D. Gregorio Marañon), o Dr. Pablo González Blasco, educador nato, escreve sobre a figura do médico de família. E, da minha autoria, uma nota sobre o conflito entre certa mentalidade católica e o cinema - este, nas palavras do pensador Julián Marías, la gran potencia educadora de nosso tempo.

A versão digital deste número 7 da Videtur-Letras — bem como dos outros seis números anteriores — encontra-se em http://www.hottopos.com, site que, ao longo de seus oito anos de existência, representa um marco no pensamento acadêmico nacional, mantendo convênios editoriais da USP com diversas das mais prestigiosas universidades européias, como é o caso do editor deste volume, o Instituto Jurídico Interdisciplinar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

março de 2004