Home | Novidades Revistas Nossos Livros  Links Amigos

 A Unidade Criativa – Nota Editorial 

 

Gabriel Perissé

A Revista Videtur-Letras, em seus dois anos de vida, tem se caracterizado como lugar de encontro entre culturas, reunindo contribuições do México, da Espanha, de Cuba, da Itália e, agora, da Lituânia, sem falar na diversidade de pensamento e sensibilidade também entre os autores brasileiros que dela participam. Diversidade e pluralidade reunidas e harmonizadas, sinal de criatividade.

Neste número, cabe salientar em primeiro lugar a participação da editora Baltos Lankos, na pessoa do Prof. Saulius Žukas e do representante no Brasil desta editora, Eduardo Pazikas, ajudando-nos a conhecer (a começar a conhecer) o mundo e o idioma do qual proveio o famoso artista plástico Lasar Segall. Graças também à diligência de Ana Lasevicius, do nosso conselho editorial, foi possível criar esta ponte entre a USP, a Faculdade Santa Marcelina e a Universidade de Vilnius, encurtando uma distância que ainda precisa ser vencida por novas iniciativas deste teor.

É à Faculdade Santa Marcelina também (e sobretudo) que devemos agradecer pelo apoio de sua direção nesta nossa edição, bem como a vários de seus professores pelos instigantes textos aqui publicados, textos sobre arte, pensamento, educação, música, poesia, fotografia.

Especialmente importante para nós, sem dúvida, a inclusão de um artigo até agora inédito do Prof. Jean Lauand, depois de cuja leitura passamos a olhar (e a falar) o mundo com nova intensidade e consciência.

Ainda neste número, a presença literária de Flávio Paranhos, escritor que, com seus contos, concretiza ficcionalmente as inquietações presentes na reflexão teórica dos demais autores.

Este número 6 da Videtur-Letras — a versão digital encontra-se em www.hottopos.com — é uma prova concreta, renovada, de que é possível reunir idiomas, linguagens, maneiras de ver o mundo, quando sobrevoamos as diferenças e encontramos, num nível mais elevado, insuspeitadas afinidades.

julho de 2002

 

 Nota Editorial 

 

Eduardo Pazikas
Representante da editora Baltos Lankos no Brasil

 

Quero agradecer à Editora Mandruvá, aos Profs. Jean Lauand e Gabriel Perissé e à Faculdade Santa Marcelina pela oportunidade de colaborar na edição deste número da Revista Videtur-Letras.

Gostaria de fazer um especial agradecimento ao meu falecido pai, Leopoldas Pazikas, e à minha mãe, Amelia Kowaliauskas Pazikas, pelo apoio que sempre recebi deles no meu empenho de fortalecer os laços culturais entre Brasil e Lituânia.

Demais agradecimentos ao Prof. Saulius Žukas, em primeiro lugar, por seu incansável trabalho de difusão da cultura e da literatura de seu país, e a Adilson Puodziūnas, Daiva Čibutavičiėnė e Ivone Fernandes de Oliveira, que participaram diretamente nos trabalhos de seleção dos textos lituanos e de tradução para o inglês.

julho de 2002