Sin embargo... 

Nota Editorial - Videtur Letras 3 & 4

 

Foi uma grande emoção coordenar a edição destes números de Videtur-Letras, tendo como parceiro o Instituto de Filosofía de Cuba. Como é de todos sabido, o povo deste país enfrenta heroicamente as dificuldades decorrentes de um injusto embargo econômico, dificuldades essas que tornam bastante acidentada a difusão das contribuições intelectuais e culturais cubanas.

Ao publicar artigos de pensadores cubanos contemporâneos, damos nossa efetiva ajuda para um diálogo Brasil-Cuba, mas igualmente esperamos com este nosso gesto editorial estimular iniciativas similares de outras instituições brasileiras (para além do plano do mero discurso ou de divergências ideológicas...). No amplo leque editorial de parceiros da Editora Mandruvá, que nestes cinco anos de atividade, integra - sem embargos de nenhum tipo - instituições universitárias da Europa e da América, das mais diversas índoles, é para nós significativo que o vigésimo integrante desse grande encontro seja o Instituto de Filosofía de Cuba.

Incluímos nestes números sete artigos de colegas cubanos, dentre os quais podemos destacar o da Profa. Dra. Romelia Pino Freyre, diretora do Instituto de Filosofía, que comenta os ideais humanísticos da revolução cubana no quadro atual da batalha das idéias no ocidente e o do Prof. Félix Valdés, em cuja leitura conhecemos melhor o desafio de expor o pensamento cubano na Web.

Nestas edições, outra alegria. Publicar um belo ensaio da Profa. Nelly Novaes Coelho (que sempre apoiou a Escola de Escritores desde seu surgimento em 1996), ensaio até agora inédito em que, tendo como pano de fundo as mudanças de mentalidade com relação ao amor e à sexualidade, nos são apresentadas cinco mulheres cuja poesia profetiza novos rumos de comportamento e sensibilidade.

Além de um estudo meu sobre a linguagem dos PCNs, lemos nas próximas páginas a aguda análise de Maria Victoria Benevides sobre a questão social no Brasil e a oportuna discussão de Silvia M. Gasparian Colello: Alfabetización: del Concepto a la Práctica Pedagógica.

Na seção Documentação, pequenas jóias como: um texto do pensador católico cubano José Martí a respeito da educação popular; o discurso de François Xavier Nguyên Van Thuân sobre o futuro do trabalho, em que não podemos deixar de ver o futuro do próprio ser humano enquanto artífice de sua existência; e a tradução para o espanhol, da entrevista sobre entropia e o futuro da humanidade que o Prof. Mario Sproviero concedeu recentemente e a sugestiva reflexão sobre a poesia de Tom Jobim realizada pelos professores Jean Lauand e Aida R. Hanania.

Nessas Revistas, apresentamos também os trabalhos de contistas que participam das atividades da Escola de Escritores: Antonio Carli, Paula Faraone, Amadeu Ribeiro, Carlos Gomes e Heleni Gimenes, textos que vão do trágico ao cômico, e, como todos os anteriormente citados, encontram-se disponíveis em sua versão digital no site da Editora Mandruvá (www.hottopos.com).

Gabriel Perissé