Home | Novidades Revistas Nossos Livros  Links Amigos

 Nota Editorial 

 

 

Como faz notar o Prof. Lauand em sua conferência, a segunda metade - nem sempre lembrada - da conhecida sentença de Ortega “Yo soy yo y mi circunstancia... y si no la salvo a ella no me salvo yo” torna evidente a razão de ser deste Seminário Internacional – Cristianismo: Filosofia, Educação e Arte. Pois o mundo em que vivemos nos induz (ou quase nos impõe...) não já ao esquecimento da necessária salvação do outro, mas até mesmo a nem sequer ver esse outro. E não reparamos no fato de que isso constitui uma auto-destruição...

A abertura para a totalidade do real (que é, afinal, a essência da universidade) tem, deve ter, uma dimensão privilegiada na compreensão do outro, no sentido mais profundo da palavra “compreensão”. Compreensão que compreende os incompreendidos e que inclui os excluídos...

Com o apoio de prestigiosas instituições nacionais e internacionais, a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo promove neste mês de abril, na própria FEUSP, como atividade da disciplina História da Educação Geral (Medieval e Renascentista) a articulação harmoniosa entre pensamento cristão e a solicitude da caridade (em seu sentido mais genuíno). Assim, junto com as conferências sobre os grandes místicos, diversos especialistas refletem sobre sua experiência com situações-limite, dando a palavra também aos protagonistas da exclusão: psicóticos, mulheres prostituídas, moradores de rua e presidiários.

Alguns textos de referência estão publicados neste número especial da Videtur-Letras, e encontram-se disponíveis em sua versão digital no site da Editora Mandruvá (www.hottopos.com).

Assim, apresentamos aqui as conferências do Seminário, proferidas por Jean Lauand (Tomás de Aquino e Fundamentos de Ética), Pedro Garcez Ghirardi (São Francisco de Assis), Luiz Ferri de Barros (Psicóticos), María de la Concepción Piñero Valverde (Santa Teresa de Jesús) e Cristina Castilho (Mulheres Prostituídas e Presidiários).

Além desses textos diretamente ligados às conferências do Seminário, oferecemos ao leitor as contribuições de ilustres autores estrangeiros, já conhecidos dos leitores da Mandruvá: Alfonso López Quintás, Enrique Martínez e Marcelo Cambronero.

Gabriel Perissé
abril de 2002