Clique aqui para voltar para o Lar da Mandruvá

Mirandum - Edició Commemorativa


L. Jean Lauand

(Coord. editorial)

 

O final deste segundo ano editorial de Mirandum é um momento oportuno para avaliação e para estabelecer diretrizes para o futuro.

Tal tarefa é tanto mais necessária por se tratar de uma publicação eletrônico-impressa pioneira em Ciências Humanas em nosso meio e que, por vocação, está sempre aberta a experiências e inovações.

De fato, desde seu primeiro número (jan-abr 97) Mirandum tem, incessantemente, tornado realidade diversas potencialidades. Primeiramente, a fórmula "publicação eletrônico-impressa" tem se manifestado acertada: o site da Editora Mandruvá - http://www.hottopos.com - supera hoje a média dos mil hits/dia e é acessado por leitores provenientes de mais de cinqüenta países!

Contribui para esse perfil de acessos o fato de Mirandum publicar em diversas línguas (e, por vezes - em sua Parte II -, o mesmo artigo em diferentes idiomas...).

A periodicidade quadrimestral de Mirandum logo mostrou-se insuficiente ante a qualidade e a excelência das matérias que chegavam ao Conselho Editorial que, já nos números 3 e 4, viu-se forçado não só a aumentar o espaço de cada edição como também a criar alentados Suplementos...

Assim, impôs-se a necessidade de abrir novos canais acadêmicos e começamos 1998 com novas revistas: Collatio, Notandum, Videtur e ReGEQ (além das coleções Mirandum Libro e Videtur Libro).

Outra característica - que se dá também freqüentemente nas publicações da Mandruvá - é a parceria com prestigiosas instituições acadêmicas.

Essas parcerias - também nisto Mirandum abriu o caminho - começaram logo a estender-se (Nos. 3; 3 Supl.; 4; 4 Supl.) para o exterior em convênios de co-edição que, no momento, são estavelmente realizados por Notandum (Editora Mandruvá - Universidad San Pablo de Madrid - EDF-FEUSP) e Collatio (Mandruvá - Departamento de Estudios Árabes e Islámicos de la Universidad Autónoma de Madrid - Centro de Estudos Árabes do Departamento de Línguas Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo).

Algumas de nossas novas publicações são de temática mais delimitada: Collatio e, especialmente, ReGEQ. Para acolher agilmente estudos de espectro mais amplo, criamos a série (aperiódica) Videtur (atualmente está em elaboração seu número 5).

Assim, nosso projeto de revistas (e séries) acadêmicas - iniciado há quase dois anos com Mirandum 1 - encontra-se hoje bastante diversificado e já conta com vinte e cinco volumes publicados!

Por essas razões, a partir da próxima edição (o No. 7, uma edição conjugada e simultânea a esta), Mirandum deixará de ser quadrimestral, passando a periodicidade semestral e estará disponível para novos convênios com universidades estrangeiras ou nacionais. É precisamente já o caso deste número (e também do próximo), no qual - junto com o Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da FEUSP - temos a honra de associar-nos ao Departament de Ciències de l'Antiguitat i de l'Edat Mitjana da Universitat Autònoma de Barcelona, como um dos primeiros frutos do encontro que docentes de ambas as instituições (e do DLO-FFLCHUSP) mantivemos no campus de Bellaterra (Barcelona) em abril passado.

Em nome do Conselho Editorial brasileiro de Mirandum, nossos especiais agradecimentos ao Prof. Dr. Pere Villalba, que tão magnificamente nos acolheu em Bellaterra e não poupou esforços para que esta co-edição se tornasse possível.

Este número de Mirandum, uma edição especial em homenagem à Catalunha, é comemorativa de uma importante fundação que estreitará ainda mais os laços entre o pensamento catalão e o brasileiro: neste mês de outubro, inaugura-se oficialmente em São Paulo o Instituto de Filosofia e Ciência "Raimundo Lúlio", que mantém uma página na Internet (em português, catalão, inglês e alemão): http://www.pobox.com/~lulio

O Instituto Raimundo Lúlio, fruto de dez anos de trabalho preparatório, irá fomentar a pesquisa filosófica - por meio de cursos, conferências, publicações etc. - e incentivar, de diversas formas, o intercâmbio universitário entre Brasil e Catalunha. Parabéns aos diretores e muito êxito para esta auspiciosa iniciativa...