Home | Novidades Revistas Nossos Livros  Links Amigos
Discurso proferido pelo Deputado André Benassi (PSDB/SP), na Sessão da  Câmara
dos Deputados do dia 24 de abril de 2002 
Seminário Internacional Cristianismo 
– Filosofia, Educação e Arte, na USP.

 

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,

Realizou-se nos dias 16 a 19 de abril, na Faculdade de Educação da USP – Cidade Universitária, em São Paulo,  o Seminário Internacional – II – Cristianismo, Filosofia, Educação e Arte, reunindo mestres, estudantes, cientistas sociais, religiosos, que expuseram e debateram temas do maior significado para a compreensão das relações humanas e sociais e, sobretudo, das graves questões da exclusão social de parcelas da população.

A abertura do evento foi presidida por D.Claudio Hummes, Cardeal Arcebispo de São Paulo, que discorreu  sobre Ética e Solidariedade: o verdadeiro conceito da caridade cristã.

Foram todas palestras notáveis, Sr. Presidente, despertando a atenção do grande público que lá compareceu nos quatro dias do encontro, graças ao elevado nível dos expositores e da temática desenvolvida, aliando-se conteúdo teórico e filosófico a respeito de grandes pensadores da História Medieval e do começo da era moderna, como São Tomás de Aquino e São Francisco de Assis, e pensadores contemporâneos, como Ortega y Gasset, mas também expressando a preocupação de trazer a realidade social para a Universidade.

Desse modo, a discussão dos problemas referentes aos grupos de excluídos representou um dos aspectos marcantes do Seminário, porque lá também estiveram presidiários, prostitutas, pessoas psicóticas, miseráveis, pessoas excluídas prestando depoimentos fortes, contundentes e emocionantes, seguindo-se debates abertos e sinceros com grupos de auto-ajuda, todos preocupados em melhorar as condições de vida dos que sofrem e necessitam de assistência.

Diante da relevância  dos objetivos do evento, aliás, plenamente alcançados, quais sejam, abordar a delicada problemática social de nossos dias e despertar a consciência coletiva para se enfrentar essa dura realidade com ações de solidariedade, é com satisfação que faço o registro, nos Anais da Casa, dos nomes dos palestrantes que tanto contribuíram para o sucesso daquela iniciativa, com sua inteligência, conhecimento e sensibilidade.

O professor  Luiz Barros, Mestre e Doutor pela FEUSP, explanou sobre “Os psicóticos e os ‘normais’”; a professora Cristina Castilho, da Casa Maria de Magdala e Pastoral Carcerária, de Jundiaí, além de minha assessora há mais de 20 anos, tendo a participação especial da cantora Clarina, também do nosso município de Jundiaí, discorreu a respeito de “Mulheres de Rua e presidiários”, levando integrantes daqueles dois grupos, para depoimentos e debates. Outro assunto que emocionou os presentes foi “Os miseráveis e a exclusão – o trabalho da Fraternidade de Aliança Toca de Assis”, seguida de diálogo com religiosos e pessoas acolhidas pela instituição, apresentado pelo Padre Roberto, fundador da Toca de Assis.

“São Francisco e o ‘Cântico das Criaturas’”, a cargo do Dr.Pedro Garcez Ghirardi, livre-docente de italiano da USP; “Santa Tereza e São João da Cruz”, proferida pela professora Concha Piñero, também livre-docente da USP; e “A Igreja em Questão”, em sessão livre, de debates,  com a participação de ilustres professores, igualmente contribuíram para o brilhantismo daquele  ciclo de atividades na Universidade de São Paulo.

Cabe destacar, Sr. residente, o grande idealizador e maior responsável pelo êxito do Seminário que tenho a satisfação de analisar neste pronunciamento. Refiro-me ao professor doutor Luiz Jean Lauand, titular da Faculdade de Educação da USP, onde leciona Filosofia e História da Educação para graduação e pós-graduação,  que falou sobre “São Tomás de Aquino e os fundamentos da Ética Clássica.

Integro-me a todos os que, publicamente, fazem o justo e devido reconhecimento ao professor Jean Lauand, autor de várias obras publicadas no exterior, com grande prestígio internacional, e que tanto dignifica, ao lado de outros mestres, a USP e o ensino universitário em nosso país.

Estou certo de que iniciativas como a do Seminário a que faço referência, pelo caráter relevante dos seus propósitos e de sua temática, voltado especialmente para promover o engajamento e o envolvimento de toda a  sociedade na busca de soluções para os graves problemas da exclusão social, devem servir de exemplo a ser levado não somente às outras instituições de ensino superior do Brasil inteiro, mas a todas as entidades representativas das comunidades, para que tenhamos realmente uma Nação mais fraterna, solidária e justa, sob a inspiração dos princípios e fundamentos cristãos. 

Muito obrigado.

          ANDRÉ BENASSI

Deputado Federal – PSDB/SP