Home | Novidades Revistas Nossos Livros  Links Amigos

Saudação a Herbert Kelman: Em favor da Paz

Marcio Nogueira Barbosa
 Diretor Geral Adjunto da UNESCO

 

Como Diretor Geral Adjunto da UNESCO e como cidadão brasileiro, sinto-me satisfeito por juntar-me a esta publicação, já que ela representa um trabalho especial em favor da paz. Aqui é, de fato, apresentada uma importante iniciativa acadêmica conjunta, associando Portugal, pátria de nossa língua portuguesa, e o Brasil, minha pátria. Esta publicação resultou de uma iniciativa reunindo acadêmicos e práticos de muitos países do mundo – e, aqui, me junto a cada um, cada uma, e a todos eles e elas –, para celebrar o Dr. Herbert Kelman, que foi distinguido com uma Menção Honrosa do Prêmio UNESCO-Madanjeet Singh 2006 para a promoção da tolerância e não-violência. Uma vez que esse Prêmio tornou-se possível graças à generosa doação do Embaixador Madanjeet Singh, também a South Asia Foundation e particularmente a Índia se junta a este trabalho.

Portanto é um prazer renovado congratular-me com o Professor Herbert Kelman por sua dedicação a pesquisar, escrever, ensinar e praticar cotidianamente a promoção da tolerância, a dissuasão da violência, e a afirmação da não-violência como método e como uma ética de vida. Como mencionado neste “Libro”, o Professor Kelman nasceu em Viena há 80 anos; suas experiências precoces relativas à vida de Gandhi, junto ao fato de ser um sobrevivente do Holocausto, tornando-se depois cidadão americano, fazem com que seja mais forte e mais vívido seu exemplo como alguém comprometido igualmente com os estudos acadêmicos e com o avanço prático da paz.

Um dos objetivos da UNESCO ao oferecer prêmios é promover, publicamente, uma composição de diferentes influências culturais, em busca de alternativas pacíficas para a resolução de conflitos e proteção da dignidade humana. Entretanto, é incomum encontrar-se semelhante composição em uma única pessoa, como nesse laureado pela UNESCO. Possa a vida e obra do Dr. Kelman ser um exemplo para acadêmicos, estudantes, práticos e para todos.

 

 

Paris, Junho 2007