Home | Novidades Revistas Nossos Livros  Links Amigos

HERBERT C. KELMAN é professor na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, junto ao Departamento de Psicologia, atuando na área da Ética Social e Psicologia Política; a perspectiva interdisciplinar que desenvolve, com ênfase na temática internacional desde o início de sua carreira acadêmica, levou à sua afiliação ao Weatherhead Center for International Affairs que paulatinamente se tornou seu lar acadêmico no interior de Harvard.
Viveu a experiência de ser um jovem sobrevivente do Holocausto, de fato um jovem refugiado. Nascido em 1927 em Viena, na Áustria, viveu por um ano sob o domínio nazista depois da Anschluss. Aos doze anos de idade ele e sua família viajaram como refugiados para Antuérpia, na Bélgica. Um ano mais tarde receberam o visto para entrada nos Estados Unidos, para lá então rumando; os Kelman instalaram-se no Brooklyn, em Nova York, onde o jovem Herb logo se envolveu com grupos pacifistas voltados para ação direta não-violenta, seguindo as propostas do Mahatma Gandhi.
Herb Kelman lecionou em Harvard, pela primeira vez, no final dos anos 1950 e início dos 1960, ocupando então um posto na Universidade Michigan, em Ann Arbor, e voltando para Harvard em 1968, já na posição de “Richard Clarke Cabot Professor of Social Ethics”; ali assumiu essa cadeira deixada pelo precocemente falecido Gordon Allport, com quem havia colaborado em diversos momentos.
Desde 2003 é Professor Emérito de Harvard, colaborando ainda no dia-a-dia da Universidade, em particular dirigindo dois seminários regulares, desenvolvidos em Harvard pelo Weatherhead Center for International Affairs e pelo Center for Middle Eastern Studies. Um é iniciativa que envolve os dois centros, o famoso “Middle East Seminar”, que dirige desde os anos 1970, e há alguns anos o faz em colaboração com Lenore Martin e Sara Roy; o outro é desenvolvido no Weatherhead Center, o “Herbert C. Kelman Seminar”, assim nomeado em sua homenagem e dirigido por Donna Hicks, sobre a temática da Análise e Resolução de Conflitos Internacionais, a partir de suas idéias.
Seu trabalho vem se desenvolvendo como uma lição permanente da construção da paz como tarefa de educação mútua realizada entre grupos em conflito. Embora desde os anos 1970 o foco de suas preocupações seja basicamente o Oriente Médio e seus conflitos – com especial atenção para a relação entre israelenses e árabes e, mais em particular, entre israelenses e palestinos –, o alcance de seu trabalho tem sido muito mais amplo, atingindo, por meio dos “scholar-practitioners” (na definição profissional que tanto aprecia) que formou, regiões tão distintas como Chipre, Irlanda, Sri-Lanka, Cuba, África do Sul, entre outros. Atualmente nosso grupo de pesquisa desenvolve no Brasil estudos de sua obra, voltados para aplicações referentes a educação em direitos humanos, superação da discriminação e reconciliação, entre outros.
Do ponto de vista científico, Herb Kelman é um pesquisador que tem oferecido, por cerca de 60 anos, contribuição inovadora e original para as Ciências Sociais e Humanas, tratando de métodos quantitativos experimentais à criação de metodologias qualitativas. Ele é também uma voz pública contra a intolerância no mundo, fazendo um chamado ao respeito mútuo entre todas as pessoas e grupos e buscando soluções de compromissos que possam beneficiar a todos os grupos envolvidos eventualmente em situações de conflito. Herb Kelman é um símbolo de alternativas pacíficas para o conflito destrutivo, sendo um exemplo vívido de coerência e integridade, a ponto de ser difícil distinguir sua vida de sua produção acadêmica, rica, densa, profunda e respeitada. A ele, honra e gratidão!
Roseli Fischmann