International Studies on Law and Education -
Nota Editorial

 

Luiz Jean Lauand
(Faculdade de Educação da USP)

 

A recém-criada série International Studies on Law and Education é uma co-edição do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, da Harvard Law School Association of Brazil e da Editora Mandruvá. A série concretiza um antigo anseio dos editores: o de criar um canal de publicação de pesquisas que, a partir dos estudos jurídicos e pedagógicos, pudesse abrir-se também à reflexão sobre o homem e a sociedade como um todo.

 

Devemos o enlace entre as instituições ao incansável Antonio Carlos Rodrigues do Amaral - presidente da Harvard Law School Association of Brazil, mestre em Filosofia e História da Educação pela FEUSP com a dissertação, publicada sob o título: Ética Social e Governamental: Advocacy e Lobby, São Paulo, Hottopos, 1997.

 

O suporte editorial-eletrônico é de Sylvio Horta (Editora Mandruvá), pioneiro entre nós em publicações acadêmicas na Internet, responsável pela co-edição - site: http://www.hottopos.com/   - de diversas revistas em convênios estabelecidos entre departamentos da USP e prestigiosas universidades européias: Collatio(1), Revista Internacional d'Humanitats(2), Notandum(3), Mirandum(4), Videtur(5) etc.

 

Tal como as revistas acima mencionadas, a série acadêmica International Studies on Law and Education é principalmente uma publicação eletrônica na Internet - http://www.hottopos.com/ - mas também disponível em formato impresso.

 

Queremos expressar nossa gratidão aos autores pela excelente qualidade dos artigos enviados e, particularmente, aos educadores espanhóis pela colaboração especial no tema: "Reforma Curricular Brasileira".

 

De fato, neste número - além dos preciosos trabalhos de graduados pela Universidade de Harvard e colegas educadores -, apresentamos entrevistas com dois destacados catedráticos espanhóis: César Coll, da Universidade de Barcelona e Alfonso López Quintás, da Universidade Complutense de Madrid. Os depoimentos e as reflexões desses educadores - com a competente introdução da Dra. Silvia M. Gasparian Colello - são particularmente importantes para o tema da reforma curricular que - de acordo com os mesmos princípios pedagógicos - vem se processando em ambos os países: no Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são ainda recentíssimos; na Espanha - que já está há dez anos com a correspondente LOGSE (Ley Orgánica General del Sistema Educativo) - também há muitas dificuldades e perplexidades quanto à sua real implantação.

 

César Coll - especialista conhecido entre nós, por ter sido um dos principais mentores da reforma curricular brasileira - enfatiza a necessidade de uma vontade política que realize a reforma até o fim: investindo na formação dos professores; caso contrário, a reforma seria pura demagogia.

 

Alfonso López Quintás - miembro de número da Real Academia de Ciencias Morales y Políticas - destaca-se como um dos educadores que melhor compreendeu as possibilidades concretas de realizar os objetivos curriculares que, em termos brasileiros, se expressam nos diversos PCNs e seus temas transversais: o Ministério da Educação espanhol confiou a ele um site oficial - http://cerezo.pntic.mec.es/~alopez84/ - para orientar o professorado daquele país. López Quintás tem desenvolvido uma incansável reflexão, que - a partir da proposta da reforma - atinge concretamente a cada disciplina e a cada tema transversal: uma amostra desse trabalho encontra-se na conferência - reproduzida neste volume - Cómo lograr una formación integral - el modo óptimo de realizar la LOGSE, que, como dissemos, ilumina igualmente os PCNs brasileiros.

 

Este número da International Studies on Law And Education (e o próximo, também programado para este ano) pretende ser uma homenagem aos trinta anos da Faculdade de Educação da USP.

 

Junho de 1999


1. Co-edição Universidad Autónoma de Madrid - Departamento de Estudios Árabes e Islámicos / DLO-FFLCHUSP.

2. Co-edição Universitat Autònoma de Barcelona - Departament de Ciències de l'Antiguitat i de l'Edat Mitjana / EDF-FEUSP.

3. Co-edição Gabinete de Filosofia Medieval da Faculdade de Letras da Universidade do Porto / EDF-FEUSP.

4. Co-edição USP / Universitat Autònoma de Barcelona, Universidad de Navarra, Albert-Ludwigs-Universität Freiburg etc.

5. DLO-FFLCHUSP.