Home | Novidades Revistas Nossos Livros  Links Amigos

Collatio

 

10 jan-mar 2012
CEMOrOc-Feusp / IJI - Univ. do Porto

 

 

Nota editorial

 

 

 Tendo consultado amplamente colegas de diversas universidades, do Brasil e do exterior, sobretudo os que integram os conselhos editoriais das revistas publicadas pelo CEMOrOc, tomamos a decisão de relançar a revista Collatio, com uma nova configuração editorial.
Collatio, como bem lembra nossa epígrafe, é a operação intelectual de situar lado a lado diversos casos particulares, que, de algum modo, encerram em si uma ratio comum. Assim, fazendo jus a seu nome, após um período desativada, Collatio ressurge com uma nova e relevante proposta: ao lado da publicação de artigos de pesquisadores experientes e renomados, passa a acolher também trabalhos de jovens acadêmicos. Seu subtítulo nessa nova fase poderia ser: “Orientadores & Orientandos”.
Quanto à temática, Educação e Estudos Orientais continuam como áreas conaturais a Collatio, que acolhe também pesquisas em Humanidades em geral. Daí a ampliação de seu Conselho Editorial e a parceria com o prestigioso Instituto Jurídico Interdisciplinar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
Enfatizaremos também a publicação de textos e traduções que possam ser úteis para aulas e seminários de cursos de doutorado e mestrado.
Collatio, em seu novo formato, acompanhará também os Seminários e Encontros do CEMOrOc, como se pode verificar neste número e nos próximos, nos quais algumas matérias remetem a conferências, comunicações, mesas redondas etc. do “I Encontro Cemoroc Educação: Os Orientes” (ocorrido em São Paulo, em 21 de dezembro de 2011) e do “XIII Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Fundamentos e Políticas”, a ser realizado em maio (informações, inscrições e normas para envio de textos em http://www.jeanlauand.com/page06h.html).
O entusiástico acolhimento de sua nova ratio levou-nos também à decisão de torná-la trimestral.
A todos que contribuíram para a realização deste projeto editorial, nossos agradecimentos.

                                                                       Sylvio Horta (p/ editores)